Caracterização

A Freguesia de Fonte de Angeão e Covão do Lobo dista da sede do concelho (Vagos) cerca de 14 quilómetros, de Aveiro (sede de Distrito) cerca de 25 quilómetros e de Coimbra cerca de 54 quilómetros.
 
Se vier de Coimbra, poderá utilizar a E.N. 234, passando por Cantanhede e ao encontrar indicações para Corticeiro de Cima, virar nessa direcção e no centro desta Freguesia virar á direita, onde poucos metros á frente encontra á sua esquerda a entrada de Fonte de Angeão pelo lugar de Rines. Vindo de Aveiro, segue pela E.N.109 onde encontrará indicação á sua esquerda para Fonte de Angeão e Covão do Lobo. Por Auto-Estrada, a opção é a A-17, vindo de Aveiro opta por sair na portagem de Santo André de Vagos, vindo da Figueira da Foz ou Coimbra, opta por sair na portagem de Corticeiro de Cima.
 
FONTE DE ANGEÃO
Tipicamente Gandaresa, Fonte de Angeão é uma freguesia portuguesa pertencente ao concelho de Vagos (distrito de Aveiro), com 9,55 km² de área e 1179 habitantes, de acordo com os Censos de 2011. Dista da sede de Concelho 14 km. Foi criada em 1965 a partir da freguesia de Covão do Lobo.  A Freguesia é composta pelos lugares de Fonte de Angeão, Parada de Cima, Rines e Gandara. Confina com as Freguesias de Corticeiro de Cima, Vilamar, Carapelhos, Seixo de Mira, Calvão, Covão do Lobo, Santa Catarina  e Ponte Vagos.
 
COVÃO DO LOBO
A freguesia do Covão do Lobo situa-se no concelho de Vagos distrito de Aveiro na província da Beira Litoral. Tem uma área de 8,45 km2, uma população residente de cerca de 986 habitantes, de acordo com os Censos de 2011.
 
Covão do Lobo é composto por um território muito plano, com raríssimos declives superiores a 16%, estando a maior parte abaixo dos 40 metros de altitude. O solo é composto, sobretudo, por areias e argilas. Possui uma vasta área integrada na Reserva Agrícola, sendo uma aldeia privilegiada pela sua beleza natural.
 
A freguesia do Covão do Lobo possui um clima temperado mediterrânico de feição marítima; possui: - Temperaturas médias anuais rondando os 14ºC - Fracas amplitudes térmicas anuais (+/- 8ºC) - Precipitações rondando os 1000mm, com máximos de chuva no Outono e Inverno e Verões de escassa precipitação. - Um regime de ventos de intensidade fraca, predominantemente de NW.
 
Compõem a Freguesia os lugares de Covão do Lobo, Juncosa, Capela, Igreja Velha, Chousa, Lugar, Rua da Capela, Fonte do Rei, Moita, Moitinha, Cabeços, Juncal, Carvalho, Fonte do Grou e Casta.
Confronta com as Freguesias de Vilamar, Febres e Covões, Concelho de Cantanhede e Distrito de Coimbra, com Fonte de Angeão e Santa Catarina do Concelho de Vagos, Distrito de Aveiro.